Programa de Capital de Giro para a preservação de empresas é regulamentado pelo CMN

marcos martins informativo programa de capital de giro

Gabriela de Ávila Machado
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

Foi publicada no dia 20 de julho, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a Resolução nº 4.838 (Resolução), que regulamenta o Programa de Capital de Giro para a Preservação de Empresas (CGPE).

O CGPE foi criado pela Medida Provisória nº 944 de 2020 e tem por objetivo complementar e auxiliar as medidas de combate aos efeitos econômicos da Covid-19 já colocadas em ação. O Programa prevê a concessão de novos estímulos de acesso ao crédito às microempresas e às empresas de pequeno e de médio porte.

Segundo a Resolução, o crédito concedido nos termos do CGPE, será destinado exclusivamente ao capital de giro das empresas, sendo que terão um prazo mínimo de 3 anos e carência mínima de seis meses para o início da amortização.

A previsão é de que o aumento da concessão de crédito para essas empresas chegue em R$ 120 bilhões, ressaltando, no entendo, que os riscos e recursos serão suportados pelas instituições financeiras.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nas redes sociais


Warning: Undefined array key "icon" in /www/wwwroot/marcosmartins/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/widgets/icon-box.php on line 695

Warning: Undefined array key "icon" in /www/wwwroot/marcosmartins/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/widgets/icon-box.php on line 708

Relacionados