Open/Close Menu Marcos Martins Advogados tem desenvolvido, ao longo de sua trajetória, perfil altamente especializado na prestação de serviços jurídicos.

O escritório é referência para opiniões em diversos veículos importantes da imprensa CONFIRA Na Mídia Ebook LGPD Clique para download Podcast Direito ao Negócio Ouça aqui
marcos-martins-advogados-informativo-suspensão-ICMS-São-Paulo.j

Alana Aiche do Carmo Dahrouj
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

Recente decisão proferida pela 2º Vara da Fazenda Pública de Campinas suspendeu os efeitos do Decreto nº 65.353/2020 que aumentou a alíquota do ICMS em São Paulo.

As alíquotas do ICMS/SP sofreram aumento a partir de 15 de fevereiro pela publicação de diversos Decretos que regulamentaram as novas medidas tributárias do governo estadual, denominado de “Pacote de Ajuste Fiscal”.

Com o aumento considerável do imposto, a empresa buscou o judiciário para obter a suspensão dos efeitos do mencionado Decreto, alegando para tanto, a inconstitucionalidade da medida por se tratar de matéria reservada à Lei.

Após análise do caso, foi proferida decisão acolhendo o pedido feito em liminar, suspendendo a exigibilidade do crédito referente ao acréscimo exigido pela nova alíquota, indicando ainda, a necessidade de análise profunda para julgamento definitivo do tema.

O afastamento das novas alíquotas certamente trará uma significativa tranquilidade para companhia, além de servir de base para outras empresas que também tenham sido afetadas com esta majoração.

O escritório Marcos Martins Advogados coloca a sua equipe tributária à disposição para sanar dúvidas sobre o tema.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
logo-footer