Open/Close Menu Marcos Martins Advogados tem desenvolvido, ao longo de sua trajetória, perfil altamente especializado na prestação de serviços jurídicos.

O escritório é referência para opiniões em diversos veículos importantes da imprensa CONFIRA Na Mídia Ebook LGPD Clique para download Podcast Direito ao Negócio Ouça aqui
marcos martins advogados informativo prazo mínimo vigência patentes

Camila Vieira Guimarães 
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

Na última quinta-feira (29/04) o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento sobre a constitucionalidade do prazo mínimo de vigência das patentes contido no parágrafo único do artigo 40 da Lei n.º 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial).

O julgamento estava previsto para o dia 07/04, oportunidade em que o relator do caso, ministro Dias Toffoli, analisou pedido urgente da Procuradoria Geral da República e suspendeu liminarmente a aplicação da prorrogação de prazo às patentes de produtos farmacêuticos e materiais de saúde, mesmo com relação aos pedidos pendentes.

Quando o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) incorrer em uma demora excessiva na análise dos pedidos de patente, a Lei da Propriedade Industrial prevê prazo de vigência mínimo de 10 anos para invenções e 7 anos para modelos de utilidade até que referida análise conceda a patente que será objeto de publicação.

A decisão acerca da legalidade dos prazos mínimos de vigência das patentes poderá trazer repercussões para diversos titulares de patentes no Brasil, mesmo àqueles que já protocolaram seus pedidos e aguardam decisão do INPI.

O escritório Marcos Martins Advogados está atento ao julgamento do mérito que será brevemente proferido pelo STF e pronto para assessorar seus clientes mediante a aplicação dos mais contemporâneos entendimentos jurisprudenciais acerca da matéria.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Powered by Rock Convert
Compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
logo-footer