Open/Close Menu Marcos Martins Advogados tem desenvolvido, ao longo de sua trajetória, perfil altamente especializado na prestação de serviços jurídicos.

O que você precisa saber
sobre LGPD?
Clique para download

O escritório Marcos Martins Advogados realizou, no último dia 5 de novembro, o webinar “LGPD: Os efeitos no contexto atual”. Durante o encontro virtual, foi discutido o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no processo civil e na arbitragem, no direito tributário e nas relações de trabalho. O evento contou com a participação de líderes e especialistas do escritório, que alertaram para a repercussão da lei nas áreas societária, cível, tributária e trabalhista das organizações.

Princípios para adequação

O evento contou com a mediação da advogada líder da área societária, Gabriela de Ávila Machado, especialista em LGPD e certificação em DPO (Data Protection Officer). Os profissionais contribuíram com debates e discussões de suas respectivas áreas de atuação, a fim de apresentar as perspectivas e soluções para as empresas se adequarem às novas exigências da lei no que diz respeito a privacidade e segurança de dados.

“O evento serviu para mostrar os efeitos práticos que a Lei poderá ter sobre as diversas atividades das empresas. Demos alguns exemplos concretos de como elas podem dar início ao processo de adequação – claro, sempre dentro de seus limites e possibilidades. Temos muito o que fazer, mas é importante enxergar todo esse processo como uma forma de melhorar a imagem da empresa perante os titulares de dados e do mercado em si, além de também diminuir riscos de exposição”, comenta Gabriela Machado.

Entre os temas abordados, estiveram os efeitos da LGPD na Arbitragem, confidencialidade e o sigilo das informações colocadas em litígio, impactos da lei com a pandemia da Covid-19 e no mercado corporativo. Em relação à área tributária, que tratou do assunto de forma prática, a conversa foi direcionada ao Controlador, à contabilidade externa e ao setor financeiro, mostrando implicações com relação aos dados dos contribuintes sob alguns aspectos.

Por fim, o tópico “LGPD e as relações de trabalho” demonstrou a importância do mapeamento da lei dentro da empresa, assim como o papel do Titular e Controlador/Operador de dados, que devem tomar as decisões necessárias sobre o tratamento das informações.

Interação com o público

Os líderes do escritório encerraram o webinar falando sobre cases, respondendo às perguntas enviadas pelos inscritos e os desafios dos novos desdobramentos da lei em vigor, destacando a áreas de atuação do escritório. Com a participação da audiência, foram discutidos os desafios da implementação da lei em relação às normas trabalhistas, trazendo reflexões para as fases pré-contratual, contratual, pós-contratual.

Powered by Rock Convert

Dentre outras perguntas enviadas pelo público, destacaram-se as relacionadas a execuções fiscais e o qual o impacto da LGPD na busca do Fisco pela satisfação do crédito tributário, especialmente em relação aos mecanismos de busca de bens e valores, como BacenJud, Renajud e afins, que são feitas por meio de dados do contribuinte.

Outra discussão se deu em relação à forma como as empresas estão entendendo a necessidade das adequações à lei e a barreira cultural que deve ser superada para isso.

Confira a apresentação utilizada no evento:

Faça o download da apresentação clicando aqui

Mais sobre LGPD

E como o assunto está em alta no mercado corporativo e requer atenção em relação aos próximos passos, preparamos um e-book gratuito sobre o tema, com diversas definições importantes sobre a LGPD, suas principais exigências e orientações.

Baixe nosso e-book no link: https://artigos.marcosmartins.adv.br/lei-geral-protecao-dados-ebook-marcos-martins-advogados

O escritório Marcos Martins constantemente participa e realiza eventos voltados a negócios corporativos. Acompanhamos as mudanças da lei em vigor estamos à disposição para auxiliar as empresas no que diz respeito à LGPD.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
logo-footer