Open/Close Menu O escritório Marcos Martins Advogados tem desenvolvido, ao longo de sua trajetória, perfil altamente especializado na prestação de serviços jurídicos.
marcos-martins-informativo-benefícios-de-seus-trabalhadores

Paloma da Silva Aguiar
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

A pandemia da COVID-19 a cada mês que passa, traz novas mudanças para o mundo. No âmbito das relações de trabalho, foram inúmeras as alterações. Visivelmente, esta situação ocasionou a aceleração da forma de trabalho através de um ambiente virtual, trazendo um “novo” modelo de labor, e, ainda, a possibilidade de um novo leque de benefícios aos trabalhadores.

É importante destacar, que a retomada das atividades em algumas empresas poderá ocorrer de duas formas: alguns trabalhadores retornarão de forma física, em nada alterando os seus benefícios em si, exceto por mudanças dentro do local de trabalho, e outros trabalhadores permanecerão em home office, seja de forma permanente, seja de forma escalada, mas com a necessidade de adaptação de seus benefícios.

Dando ênfase aos trabalhadores que permanecerão em labor de forma remota, seja de forma permanente, seja de forma alternada, é necessário que as empresas comecem a pensar também, na adequação dos pacotes de benefícios para esta nova realidade.

Vejamos. Um trabalhador permanente em home office deverá receber vale refeição e/ou vale transporte? A resposta é não! A estes trabalhadores deverá ser oferecido um novo modelo de benefícios, mais flexível e de acordo com a nova realidade, ou seja, um benefício de vale transporte poderá ser alterado por um auxílio internet ou por um auxílio para aquisição de móveis, seja mediante desconto ou vale para a compra direta, visando a montagem de um ambiente de trabalho em casa adequado ao uso constante, seja mediante o próprio fornecimento da estação de trabalho pelo Empregador. Da mesma forma, o vale refeição se alteraria para um vale alimentação, e assim por adiante.

De toda sorte, as empresas também estão demonstrando uma grande preocupação com a saúde física e mental de seus colaboradores, e começam a adotar medidas direcionadas para isto, proporcionando aulas on-line para distração e cuidado, como yoga e meditação. Há ainda, empresas considerando oferecer aos seus trabalhadores, terapia on-line, a fim de evitar que um isolamento deste tipo não altere a saúde mental de seu colaborador, de uma forma negativa. Algumas empresas já iniciaram este movimento, sendo extremamente importante que haja um diálogo aberto com os colaboradores, para que as mudanças sejam, na medida do possível, pensadas em conjunto, visando à prosperidade econômica da empresa e um ambiente de trabalho sadio, com o fornecimento de um pacote de benefícios que se adeque ao novo normal.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CategoryInformativos
logo-footer