Marcos Martins Advogados é destaque na edição de março da Lawyer Monthly Magazine

Publicação internacional especializada em Direito ressaltou atuação do escritório brasileiro como conselheiro legal

O escritório de advocacia Marcos Martins Advogados está na edição de março da revista Lawyer Monthly Magazine. O veículo, que é um dos poucos que se dedica exclusivamente à cobertura jurídica em todo o mundo, destacou a atuação dos advogados no aconselhamento legal da Blackstone Soluções Corporativas – BSC, empresa que busca oportunidades de investimentos em aquisição, fusão ou incorporação de empresas, na compra de 100% das ações do Grupo Açoforja.

Fundado em 1973, o Grupo Açoforja, localizado no estado de Minas Gerais, produz forjados de aço para fabricantes de equipamentos industriais, destacando-se no portfólio itens como barras redondas, quadradas e chatas, discos, anéis traxiais, entre outros. Entre os clientes estão indústrias do setor ferroviário, siderúrgico, de mineração, cimento, petróleo e naval. Já a BSC é controlada pela Blackstone Investiments, que fica estabelecida em Luxemburgo, e é especializada na aquisição de empresas brasileiras nos setores de alimentos, automotivo, transportes, metalúrgico, plástico e de embalagens.  

A transação, que não teve valor relevado, contou com a atuação dos advogados Marcos Martins da Costa Santos, Jayme Petra de Mello Neto e Angelo Ambrizzi. Para eles, o mais importante ao atuar como conselheiros legais nessa ação foi ter em mente os objetivos do cliente e como alcançá-los, tendo em vista as consequências a longo prazo. “Um acordo como esse, em que foram compradas todas as ações da empresa, sempre gera uma diversidade de opiniões. Entretanto, as metas do cliente devem ser priorizadas e não podem ser sobrepostas por aspectos técnicos que não são significativos para a estrutura do negócio ou sua consistência legal”, destaca Marcos Martins, sócio-fundador do escritório.

Os profissionais destacam ainda para a previsão e a prevenção de possíveis riscos para o cliente em casos complexos como esse. Por isso, a experiência do corpo jurídico é fundamental. “O documento deve ser estruturado de forma que as questões legais, como as minutas dos acordos, sirvam como pedras angulares que deem sustentação a toda a estrutura. Caso contrário, todo o contrato pode ficar comprometido a longo prazo”, alerta o especialista.

Para o escritório Marcos Martins Advogados Associados, uma operação dessa magnitude sempre representa grandes desafios, ainda mais se tratando de uma aquisição de 100% das ações. Um dos mais comuns é a falta de alinhamento entre as partes e toda a equipe, que deve estar muito bem preparada. “Nosso time de conselheiros legais é orientado a criar fóruns com equipes multidisciplinares e implementar as soluções que surgirem nas discussões. Nós acreditamos que trabalho em equipe é essencial para superar os desafios”, conclui Martins. Para ler a matéria completa na Lawyer Monthly Magazine, acesse.

Compartilhe nas redes sociais