Governança corporativa como estratégia de negócio

Gabriela Victorette
Advogada do escritório Marcos Martins Advogados

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), a chamada governança corporativa se traduz na forma como as sociedades empresariais são dirigidas, monitoradas e incentivadas, lançando luz à relação havida entre sócios/acionistas, administradores e colaboradores.  

Ainda segundo a IBCG, os procedimentos de governança adotados devem observar os pilares de transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e compliance.

Diante deste cenário, o Direito Societário destaca-se como um meio de viabilizar a implementação de uma governança sólida dentro das sociedades empresariais.

Isso porque, em linhas gerais, o advogado especialista poderá desenvolver estruturas societárias, estabelecer regras de participação de membros externos nos órgãos deliberativos e consultivos, criar sistemas, processos e procedimentos em conformidade com os dispositivos legais e as normas internas da instituição.

Em arremate, conclui-se que a governança corporativa é uma ferramenta estratégica e sua importância está intrinsecamente atrelada aos valores da sociedade, na medida que sua aplicação tem o condão de direcioná-la a diversos objetivos distintos, como desempenho operacional, mitigação de conflitos sucessórios e abuso de poder, prevenção de fraudes, visibilidade mercadológica, entre outros.

Sobre o Marcos Martins Advogados: Fundado em 1983, o escritório Marcos Martins Advogados é altamente conceituado nas áreas de Direito Societário, Tributário, Trabalhista e Empresarial. Pautado em valores como o comprometimento, ética, integridade, transparência, responsabilidade e constante especialização e aperfeiçoamento de seus profissionais, o escritório se posiciona como um verdadeiro parceiro de seus clientes.

Compartilhe nas redes sociais