Cresce o número de empresas em Recuperação Judicial em meio à pandemia do coronavírus

marcos martins informativo cresce número de empresas em recuperação judicial

Camila Vieira Guimarães
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

Empresas têm recorrido ao instituto para manutenção da atividade empresária durante esse momento de crise

Segundo indicador do Serasa Experian, no mês de abril do corrente ano 120 empresas requereram recuperação judicial, enquanto no mês de março/2020 houve pedido de 82 empresas, mostrando um aumento de cerca de 46% dos requerimentos. Tal aumento é reflexo da crise econômica advinda dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os indicadores do Serasa Experian mostram que o maior número dos pedidos de recuperação judicial foi feito por pequenas empresas (53 pedidos), destacando, ainda, o aumento significativo de pedidos feitos por médias e grandes empresas se comparados aos meses anteriores.

Na média acumulada entre os meses de janeiro a março/2020, houve 18 pedidos de recuperação judicial das médias empresas, enquanto no mês de abril/2020 o volume mais que dobrou (44 pedidos). Já em relação às grandes empresas, na média acumulada entre os meses de janeiro a março/2020, houve 9 pedidos de recuperação judicial, enquanto no mês de abril/2020 foram 23 pedidos.

O setor de serviços é disparado o que mais gerou pedidos de recuperação judicial, pelo fato de ser um dos mais impactados pela crise do Covid-19: dos 120 pedidos, 13 referem-se ao setor do comércio, 12 do setor da indústria, 3 do setor primário e 92 do setor de serviços.

Estima-se que os números de pedidos de recuperação judicial cresçam nos próximos meses em todos os setores da economia.

O instituto da recuperação judicial confere alternativa legal aos empresários que possuam uma atividade viável, para o equacionamento das dívidas mediante renegociação com os credores, mas que passam por graves dificuldades financeiro-econômicas, incluídos aquelas decorrentes ou agravadas pela pandemia. A recuperação judicial visa, fundamentalmente, à preservação da empresa, dos negócios e dos empregos.

O Escritório Marcos Martins Advogados está sempre atento aos indicadores econômicos afetos à atividade empresarial de seus clientes e se coloca à disposição para buscar soluções estratégicas para as suas necessidades.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nas redes sociais